PARCERIA

FAB assina contrato para suporte logístico das aeronaves H225M das Forças Armadas

A parceria estratégica entre as Forças Armadas e a Helibras, destacada por este contrato, representa um avanço significativo no aprimoramento operacional e na sustentabilidade dos helicópteros H225M
Publicada em: 29/12/2023 08:15
Imprimir
Fonte: PAMA SP,Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea

No mês de dezembro, foi estabelecida a renovação do acordo de suporte logístico entre a Helibras e o Ministério da Defesa (MD). O contrato foi assinado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), pelo Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes e o Presidente da Helibras, Alberto Duek, visando à manutenção operacional da frota de helicópteros H225M, utilizados pela Marinha, Exército e Aeronáutica.

Estiveram presentes no encontro o Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro; o Chefe da Divisão Técnica do PAMA-SP, Coronel Aviador Claudomiro Feltran Júnior; o Agente de Controle Interno do PAMA-SP, Coronel Intendente Carlos Augusto Júnior; o Chefe do Escritório de Gestão Logística (EGLOG), Tenente-Coronel Aviador Renato Pereira Vieira; e o Vice-Presidente da Helibras, Alessandre Fontes Sampaio.

A parceria estratégica entre as Forças Armadas e a Helibras, destacada pelo contrato, representa um avanço significativo no aprimoramento operacional e na sustentabilidade dos helicópteros H225M, integrantes do Projeto H-XBR. O primeiro contrato de suporte logístico foi estabelecido em 2018 e, desde então, a frota de helicópteros tem experimentado diversas melhorias tecnológicas, tornando o projeto ainda mais atualizado e capaz de enfrentar os desafios do futuro.

A frota de helicópteros H225M em operação no Brasil destaca-se por suas robustas capacidades operacionais, o que inclui versões certificadas para lançamento de míssil AM39 EXOCET, sistemas de guerra eletrônica avançados (Eletronic Warfare System) e sistema para reabastecimento em voo. Essas e outras capacidades tornam o projeto H-XBR um dos mais modernos do mundo.

Suporte Completo

Ao abranger todas as fases do ciclo de vida das aeronaves, o acordo oferece suporte logístico abrangente, desde aquisição de materiais até contratação de assistência técnica, fornecimento de suprimentos e serviços específicos. Essa medida não eleva apenas o nível de disponibilidade das aeronaves H225M, mas também fortalece a capacidade de combate das Forças Armadas.

Destaca-se, ainda, a importância da Interoperabilidade entre as Forças Armadas que compartilham o mesmo modelo de aeronaves. A capacidade de harmonizar operações e manutenção, quando necessário, proporciona uma resposta rápida e eficaz em cenários estratégicos. O contrato também impulsiona a indústria nacional, ao fomentar a expertise local na manutenção das aeronaves, que reflete em economia, autonomia em termos de capacidade técnica e desenvolvimento de competências no setor aeroespacial.

Cooperação Nacional

A parceria entre a Helibras e o Ministério da Defesa fortalece a eficiência operacional das Forças Armadas Brasileiras na operação dos helicópteros H225M. Ao assegurar um suporte logístico abrangente para a frota, o suporte também impulsiona o avanço da indústria aeroespacial do Brasil. A colaboração, aliada à valorização da interoperabilidade e ao fomento da indústria nacional, ressalta o compromisso conjunto em garantir a excelência nas operações militares e a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

O Presidente da Helibras, Alberto Duek, declarou sua satisfação ao assinar o contrato. “Mais importante para a empresa é a credibilidade do produto. Queremos ajudar as Forças Armadas ao aumentar a disponibilidade de suas aeronaves. A Defesa e a Segurança do Brasil precisam trabalhar em parceria, palavra mais adequada para ser usada entre a Helibras e as Forças Armadas. Registro os meus agradecimentos pelo profissionalismo de todos os envolvidos na assinatura desse contrato. Neste momento, firmo compromisso de servir aos que servem ao País”, expressou.

Ao final do encontro, o Diretor do PAMA, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, encerrou a reunião agradecendo a fidelidade e a parceria com a Helibras. “O objetivo desse contrato é aumentar a disponibilidade da frota. Com isso, as Forças Armadas ganharão maior capacidade de combate”, finalizou.

Foto: Soldado M. Lima / PAMA SP